Mudança de cor do Rego dos Mamões foi causada por contaminação química

Por ASCOM IMA 13/02/2016 - 08:00

ACESSIBILIDADE

Mudança de cor do Rego dos Mamões foi causada por contaminação química

O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) concluiu, na semana passada, as análises das amostras coletadas em um rio que mudou de cor, na Barra Nova, em Marechal Deodoro. O laudo mostra que a causa é contaminação química, causada por tinta, e dispensa a dúvida sobre uma possível causa biológica.

A amostra foi recolhida no dia 30 de janeiro no local, após o recebimento de denúncias e a constatação de que a água do Rego dos Mamões apresentava uma cor rosa. No mesmo dia, os técnicos que estiveram no local recolheram um resto de tinta encontrado em um estabelecimento comercial existente no local.

Segundo Manuel Messias, gerente de Laboratório do IMA, nas amostras não foi encontrada a presença de microalgas dinoflagelados, que poderia ser a causa da mudança de cor, ocasionando a chamada maré vermelha. Na parte biológica houve apenas a presença de protozoários, como o paramecium, provavelmente proveniente de esgoto, e a microalga cianobactéria.

Todavia, um teste chamado varredura espectral de múltiplos compostos, realizado comparando as amostras do Rego e da tinta, mostrou grande semelhança entre as amostras analisadas. Somado aos outros testes realizados, como salinidade, condutividade, pH, cor e turbidez, foi contatado que a mudança de cor foi provocada pela tinta.

A partir de agora, serão dados outros passos pelas equipes do IMA: haverá a análise técnica pela Gerência de Monitoramento e Fiscalização que deverá emitir, nos próximos dias, um auto de infração e multa para os proprietários do local onde a tinta foi encontrada. Em seguida será encaminhada uma cópia do processo administrativo, com o laudo, para a prefeitura de Marechal Deodoro.


Encontrou algum erro? Entre em contato